CURSOS DO CCSE
PEDAGOGIA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Pedagogia da Uepa foi criado com a Faculdade Estadual de Educação (FAED), pela Resolução nº 02 de 12 de janeiro de 1984, homologado através do Decreto nº 3193 de 10 de fevereiro de 1984, autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial nº 93.111, de 13 de agosto de 1986 e implantado em 1987, pela Fundação Educacional do Pará (FEP).
De acordo com o novo Projeto Político Pedagógico, o Curso de Pedagogia se propõe à formação de profissionais que atuarão na docência em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em Gestão Escolar
PERFIL DO PROFISSIONAL
O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia propõe formar o educador com o seguinte perfil profissional:
- Visão ampliada do processo político pedagógico, compreendendo-o nas dimensões histórica, filosófica, tecnológica, política, cultural e estética;
- Comprometido com as questões da nossa época e da nossa região, articulando-as com o mundo, capaz de intervir como propositor na sociedade em que vive;
- Ético, produtor de conhecimentos para a formação de cidadãos críticos, criativos e atuantes na sua comunidade, assim como em seu país;
- Capaz de transitar com desenvoltura, iniciativa e determinação na área da educação para superar os desafios encontrados no percurso;
- Possuidor de embasamento teórico-prático que possibilite superar a fragmentação do conhecimento, para atuar na perspectiva interdisciplinar e do trabalho coletivo, visando construir saberes e conhecimentos na totalidade;
- Comprometido com a inclusão social como princípio educativo e humano;
- Formado para atuar em uma gestão democrática e participativa, reconhecendo a práxis educativa como elemento desencadeador desse processo;
- Reconhecer na relação professor aluno, uma relação dialética e dialógica.
ATUAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia destina-se a formação do profissional docente para atuar no Magistério na Educação Infantil, Magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar entendida como organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvida no campo do planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo em espaços escolares e não escolares.
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
APRESENTAÇÃO
O Curso objetiva formar profissionais para exercício da docência e a prática da pesquisa, tendo como objeto o campo religioso, em suas múltiplas relações com os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da realidade.
O Curso apresenta 3.200 horas, distribuídas em séries de regime anual, com duração mínima de quatro anos e máxima de sete.
LEGISLAÇÃO PERTINENTE
O Curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião tem amparo na seguinte legislação:
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Art. 33, que instituiu o curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião.
- Lei 9.475/97, que estabelece nova redação ao Art.33 da LDB
- Resolução 403/01 do Conselho Estadual de Educação (CEE), que trata da autorização do curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião.
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do curso esta vinculada a quatro eixos temáticos:
- Diálogo Inter-religioso: oferece compreensão do fenômeno religioso e estimula o respeito e a prática do diálogo entre os protagonistas das diferentes concepções religiosas.
- Diálogo Inter-saberes: trata da compreensão e da prática dos diversos saberes na cultura humana.
- Produção do Conhecimento: refere-se à iniciação científica sobre religiosidade, em grupo ou individual, no decorrer de toda formação acadêmica.
- Praxis Pedagógica: que se aplica à formação do professor-educador com fundamentação teórico – prática, envolvendo aspectos biopsicosociais, culturais e filosóficos da educação.
ATUAÇÃO
O egresso do curso poderá atuar como docente de Ensino Religioso em entidades públicas e privadas que ofereçam o Ensino Fundamental (5ª à 8ª série /ciclo III e IV) e Médio; consultor ou assessor no desenvolvimento de projetos e cursos de formação na área das Ciências da Religião, junto a entidades públicas e privadas e em instituições de ensino que ofereçam a Educação Infantil e as séries ou ciclos Iniciais do Ensino Fundamental.
CIÊNCIAS NATURAIS
OBJETIVOS
GERAL:
O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais tem o de objetivo formar professores para suprir as necessidades de ensinar Ciências, Biologia, Física e Química nos Ensinos Fundamental e Médio da Educação Básica do Sistema Brasileiro de Educação..
ESPECÍFICOS:
a) Contribuir para a superação da carência de professores para o Ensino Fundamental e Médio na área de Ciências Naturais;
b) Desenvolver competências e habilidades voltadas para os aspectos sócio-políticos e para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará;
c) Facilitar o acesso das populações locais ao conhecimento historicamente acumulado;
d) Criar infra-estrutura acadêmica-tecnológica (biblioteca, laboratório e outros) de apoio para as ações de pesquisa e extensão da Universidade, visando o desenvolvimento regional;
e) Criar condições para a implantação de um futuro Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências no CCSE.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O profissional formado terá a titulação de Licenciado Pleno em Ciências Naturais e pode atuar como professor de Ciências no Ensino Fundamental e Professor de Química, Física ou Biologia no Ensino Médio. Pode atuar também como coordenador de cursos de Ciências, Biologia, Física ou Química e técnico em sua área junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento social. Seus locais de trabalho serão Instituições de Ensino, Secretarias de Educação e de Planejamento e Agências de Desenvolvimento Social..
INTEGRALIZAÇÃO: 3.720 h..
DURAÇÃO MÍNIMA: 4 anos
REGIME DO CURSO: Seriado Anual
TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã, Tarde e Noite.
LOCAIS DE OFERTA: Capital e Interior
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
OBJETIVOS
GERAIS
Graduar profissionais em nível de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, tendo em vista capacitá-los a produzir conhecimentos referentes às sociedades amazônicas, brasileira e latino-americana;
Licenciar profissionais críticos no exercício da docência das ciências sociais que contribuam nos campos teórico-prático no processo de construção da cidadania plena das sociedades interétnicas presentes na realidade amazônica.
ESPECÍFICOS
Fornecer o referencial teórico-prático sobre as abordagens sociológicas da Sociedade, visando contribuir no processo de construção de uma massa crítica, capaz de analisar e repensar criticamente a realidade social amazônica, brasileira e latino-americana;
Oferecer uma estrutura curricular que estimule e possibilite aos(às) estudantes o exercício da docência em Ciências Sociais, de uma perspectiva crítica diante da sociedade, bem como a aquisição de uma formação humanística;
Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada no exercício da docência das três áreas do Curso: Antropologia; Ciência Política e; Sociologia;
Fornecer instrumentos para que os(as) estudantes possam estabelecer relações entre a pesquisa e a educação em sua prática profissional docente;
Promover a reflexão sistemática sobre o conhecimento adquirido através de experiências práticas da docência em conexão com conteúdos teóricos;
Graduar em nível de Licenciatura Plena em Ciências Sociais para atuarem como docentes, nos espaços educativos escolares e não-escolares;
Graduar docentes críticos que oportunizem conhecimentos referentes à realidade amazônica, brasileira e latino-americana visando à compreensão das diversas sociedades interétnicas;
Contribuir no processo de produção de conhecimentos científicos sobre a problemática social da região e do país, visando subsidiar políticas de educação que combatam as elevadas taxas de evasão e repetência escolar no Estado;
CAMPOS DE TRABALHO
O licenciado egresso do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, depois de diplomado como Licenciado Pleno, se habilitará às carreiras do Magistério para o exercício da docência nas redes de ensino escolares e/ou não-escolares.
Dessa forma, os portadores de diploma no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, na habilitação de Licenciatura Plena, poderão engajar-se nos seguintes campos de trabalho:
Como docente: Poderão empregar-se como Professor nas Instituições de Ensino Público e Privado para lecionar nos três (3) níveis de ensino nas seguintes matérias:
Ensino Fundamental: Estudos Sociais (História e Geografia).
Ensino Médio: (Port. Nº 35-MEC/27.11.85): Sociologia, Elementos de Economia e Geografia Humana).
Ensino Superior: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Metodologia da Pesquisa, Orientação de TCC/MCC e, demais Sociologias Especiais.
Como Licenciado Pleno em Ciências Sociais: Poderão empregar-se em Instituições Públicas e Privadas, tais como Fundações Educacionais, Universidades, e Instituições de Ensino, assim como no exercício da docência em ambientes escolares e não escolares.
SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE
APRESENTAÇÃO
A organização curricular do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilingue contempla conteúdos básicos, específicos e teóricos, com a devida interligação. Esses conteúdos tratam de estudos relacionados às Ciências Sociais, Ciência Jurídica, Comunicação e Tecnologia da Informação, Técnicas Secretariais e Gestão Empresarial, além de conteúdos relacionados às línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola.
Os conteúdos teórico-práticos dispõem de laboratórios de linguagem e de informática conectados à Internet, habilitando os alunos nos sistemas de comunicação com ênfase em software e aplicativos de escritório. Igualmente, proporciona práticas de estágio curricular supervisionado e atividades complementares.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O Curso visa à formação de profissionais proficientes, criativos, participativos, conhecedores da gestão estratégica e articuladores em negociações que precedem a tomada de decisões. Além disso, os profissionais formados deverão ser agentes facilitadores das relações interpessoais e intergrupais. Devem revelar, ainda, eficiente domínio de técnicas de sensibilização, no que se refere aos diferentes meios de comunicacionais, dentro e fora da organização, com os diversos grupos de clientes ou demanda sócio-empreendedora.
O Curso é seriado anual, tem 3.200 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.
No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2006, os alunos do curso obtiveram nota cinco, ou seja, o conceito máximo referente ao Exame. O Curso foi o único que recebeu conceito máximo entre os cursos avaliados no Enade 2006 no Estado do Pará. Em 2007, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Estadual de Educação (CEE) e obteve o conceito final A.
ATUAÇÃO
O graduado pode atuar como secretário executivo trilingue em empresas e instituições nacionais e internacionais organizando processos de trabalho, assessorando processos administrativos, coordenando setores de trabalho, participando de elaboração de projetos e mediando relações entre a empresa ou instituições e o público. Pode, também, atuar como profissional liberal, prestando serviços de assessoria e consultoria na área de comunicação em Língua Portuguesa (ou estrangeira) e outros na área de sua habilitação.
LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
APRESENTAÇÃO
Os profissionais com Licenciatura Plena em Letras na área de Língua Portuguesa estarão qualificados para atuar, de forma competente e crítica, no Ensino de Educação Básica, com capacidade de analisar, descrever e explicar, sincrônica e diacronicamente, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa, pela análise das diferentes teorias que fundamentam as investigações da língua e da linguagem, pelo domínio ativo e crítico de um repertório representativo da literatura da língua portuguesa e pela capacidade de operar como professor, pesquisador e consultor das diferentes manifestações linguísticas dos dialetos culto e popular.
O Curso é seriado anual, tem 3.260 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.
ATUAÇÃO
Como professor, planejador, executor e avaliador de ações educacionais em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. Poderá, também, atuar como redator, editor e revisor de textos em jornais, revistas ou em instituições públicas e particulares e, ainda, como consultor.
LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA
APRESENTAÇÃO
Os profissionais com licenciatura plena em Letras na área de Língua Inglesa estão qualificados para atuar, nas manifestações orais e escritas da língua inglesa e suas literaturas, com ênfase na competência comunicativa, reflexão analítica e crítica da linguagem enquanto fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; conhecer criticamente as teorias que fundamentam os estudos linguísticos, literários e culturais; ter competência técnica atualizada para o exercício eficiente do fazer docente, no que tange ao domínio dos conteúdos básicos, bem como dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição de tais conteúdos para os diferentes níveis de ensino e perceber os diferentes contextos inter e multiculturais; entrelaçando o Ensino, Pesquisa e Extensão, participando e incentivando os alunos a que também participem das atividades dessas três dimensões.
O curso é anual com carga horária de 2.966 (duas mil, novecentas e sessenta e seis horas). A integralização curricular deve ocorre no tempo mínimo de quatro (4) anos, e no máximo de sete (7) anos.
ATUAÇÃO
Como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de texto, roteiristas, secretários; assessores culturais, entre outras atividades, (Parecer CNE/CES nº 492/2001, p.25).
LICENCIATURA EM LETRAS – LIBRAS
APRESENTAÇÃO
Os profissionais com licenciatura plena em Letras na área de LIBRAS estão qualificados para atuar no ensino de Libras como primeira (L1) e segunda língua (L2)nas escolas de Educação Básica, com capacidade de analisar e vivenciar a educação multicultural, a partir de uma compreensão pluralista da realidade sociocultural, além de promover orientações curriculares sob a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos com metodologia de segunda língua (L2).
O curso é seriado anual, tem 3.320 horas (três mil, trezentas e vinte horas). A integralização curricular deve ocorrer no tempo mínimo de quatro (4) anos, e no máximo de sete (7) anos.
ATUAÇÃO
Como professor em escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio; Instituições Especializadas; Secretarias de Educação; atendimento educacional especializado e em Instituições Superiores de Educação. Poderá, também, atuar como pesquisador na área da Educação de Surdos, em institutos de pesquisas e atendimento as pessoas com necessidades educativas especiais.
LICENCIATURA EM LELICENCIATURA EM MATEMÁTICA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Licenciatura em Matemática objetiva formar profissionais para atender a demanda do Sistema Educacional do Estado, por meio do domínio de conteúdos e metodologias específicas, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilitando esse futuro profissional a incorporar novos significados da vida e a interpretar sua realidade como agente de transformação.
O Curso é seriado anual e tem 3.360 horas. A duração mínima de quatro anos e a máxima de sete.
ATUAÇÃO
O Licenciado em Matemática pode atuar em escolas da rede pública ou privada, que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio, e como consultor ou assessor na construção, desenvolvimento e avaliação de projetos de cursos para profissionais, na área de sua competência em entidades públicas ou privadas
LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em Música desenvolve uma metodologia que favorece ao aluno uma formação teórico-prática, visando atender suas expectativas quanto ao trabalho no magistério e quanto à pesquisa, estimulando o desenvolvimento de suas competências artísticas, pedagógicas e científicas, envolvendo o pensamento reflexivo e proporcionando o desenvolvimento, a divulgação e a apreciação da criação e execução musical.
O Curso é em regime semestral e tem 2.800 horas. A duração mínima de oito semestres e máxima de 12 semestres.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O perfil do licenciado em música compreende as múltiplas determinações sócio-culturais que atuam sobre o processo pedagógico-musical. O profissional pode atuar como produtor de conhecimentos, numa visão crítico-reflexiva, em que o hábito e a habilidade de pesquisa sejam desenvolvidos amplamente..
ATUAÇÃO
O Licenciado em Música pode atuar em escolas de Educação Básica, instituições especializadas no Ensino da Música e em outros campos musicais instituídos e emergentes.
LICENCIATURA EM LELICENCIATURLICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará foi criado pela Resolução nº 2028/09- CONSUN de 27 de agosto de 2009 para funcionar a partir do ano de 2010. De acordo com o Projeto Pedagógico, o Curso de Licenciatura Plena em Filosofia se propõe à formação de profissionais para atuar em instituições educativas escolares e não-escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional, como assessorias, entre outras, contribuindo para o debate interdisciplinar, por meio de consistente fundamentação filosófica e pedagógica, tendo por base a realidade brasileira e amazônica. O Curso de Licenciatura em Filosofia tem em sua estrutura acadêmica um regime seriado com blocos semestrais, em turmas constituídas por, no máximo, 40 alunos.
O currículo do Curso se encontra organizado em quatro séries e a organização curricular configura-se por meio de eixos temáticos, que são: Ser, Conhecer, Agir e Fazer, Ensinar e Aprender. Esses eixos se desdobram em Temas Geradores e em Unidades Temáticas, que são integradas e articuladas em Programas de Estudos.
PERFIL PROFISSIONAL
O licenciado pleno em Filosofia deve ser capaz de perceber e avaliar criticamente com clareza lógica e argumentativa os discursos filosóficos e a realidade social, bem como ser capaz de ensinar a Filosofia com recursos metodológicos condizentes com as atividades pedagógicas dos espaços escolares e não-escolares.
ATUAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em Filosofia destina-se à formação do profissional docente para atuar:
• No magistério da Educação Básica em instituições escolares e não–
escolares;
• Na consultoria e assessoria de empresas e agências especializadas.
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará foi criado pela Resolução nº 2029/09- CONSUN de 27 de agosto de 2009 para funcionar a partir do ano de 2010. De acordo com o Projeto Pedagógico, o Curso de Licenciatura Plena em Geografia se propõe à formação do profissional para atuar na docência da educação básica.
PERFIL PROFISSIONAL
O licenciado pleno em Geografia deve ser capaz de:
• Produzir novos conhecimentos no campo da educação tendo como foco principal de análise a realidade local e regional;
• Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos
e metodológicos da Geografia;
• Dominar e aprimorar as abordagens científicas e metodológicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.
ATUAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em Geografia destina-se a formação do profissional docente para atuar no magistério da Educação Básica.
LILICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
APRESENTAÇÃO
O Curso de Licenciatura Plena em História foi criado pela Resolução nº 2542/13 – CONSUN, de 22 de maio de 2013. De acordo com o Projeto Político Pedagógico, este curso se propõe à formação de profissionais para atuarem como professores da Educação Básica no ensino de História, assim como nas equipes de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas em museus, espaços culturais e da memória, abrangendo também a formação de pesquisadores para trabalhar com documentação arquivística e fontes históricas de diversas origens e dimensões.
A duração do Curso de Licenciatura Plena em História é de quatro a sete anos, em regime didático acadêmico regular, semestral, presencial, garantindo a Licenciatura Plena, com uma carga horária de 3.720 horas. As turmas são constituídas por, no máximo, 40 alunos.
PERFIL PROFISSIONAL:
De acordo com os objetivos do Curso, o Licenciado em História deverá:
a- Compreender e explicar os diferentes conceitos que formam as estruturas e relações sócio históricas de uma dada realidade;
b- Conhecer as variações dos processos históricos, bem como suas diferentes modalidades de combinações no tempo e no espaço;
c- Conhecer e diferenciar as interpretações históricas propostas pelas principais escolas historiográficas, visando com isso dominar o conhecimento sobre procedimentos teórico metodológicos e as modalidades de narrativa histórica;
d- Saber transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de diferenciá-las, e, sobretudo, de qualificar o que é específico do conhecimento histórico;
e- Dispor de competência e habilidade para a realização de diversos tipos de pesquisa histórica;
f- Compreender a complexidade da atividade docente, sem dissociá-la de seus fundamentos político-pedagógicos e da pesquisa, tanto no âmbito formal como em práticas não-formais de ensino;
g- Refletir sobre as questões educacionais e pedagógicas referentes ao ensino da História, de forma a propor projetos de intervenção na realidade escolar, capazes de permitir a educação histórica do cidadão.
h- Transitar pelos saberes históricos e pedagógicos com competência de forma a elaborar material didático em diversas linguagens, amparados em referências teórico-metodológicas trabalhadas no curso;
i- Selecionar e organizar conteúdos de História de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos, a partir da realidade discente, bem como da cultura local;
ATUAÇÃO
• No magistério da Educação Básica em instituições escolares e não escolares.
• Em museus, arquivos, espaços culturais e da memória.
• Na consultoria e assessoria de empresas e agencias especializadas.