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DDE

Diretoria de Desenvolvimento do Ensino

A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino √© respons√°vel pelo planejamento, organiza√ß√£o e acompanhamento das atividades de ensino e gest√£o acad√™mica, por isso mant√©m um inter-relacionamento com os gestores acad√™micos e a comunidade acad√™mica de modo geral. Este relacionamento √© fundamental para o alcance de metas e mudan√ßas necess√°rias para melhorar a qualidade de ensino. A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino √© respons√°vel tamb√©m por tudo relacionado √†s atividades referentes aos docentes, e √© dividida em duas coordena√ß√Ķes: a Coordena√ß√£o de Planejamento Pedag√≥gico de Gradua√ß√£o e a Coordena√ß√£o de Programas e Projetos.

Coordena√ß√Ķes

Coordenação de Planejamento Pedagógico

Responsável pelo planejamento pedagógico da UEPA, envolvendo docentes e discentes, para a melhoria da prática pedagógica. Para isso:
РCria estratégias de atendimento educacional complementar integradas às atividades envolvidas nos cursos;
– Prop√Ķe e planeja a√ß√Ķes de atualiza√ß√£o e aperfei√ßoamento de professores e visando a melhoria de desempenho profissional;
РAcompanha e supervisiona o processo de lotação dos professores;
РRealiza, a partir da articulação com os cursos de graduação, o mapeamento das dependências, estabelecendo, em conjunto com as assessorias pedagógicas dos cursos, estratégias para atender a demanda de discentes em dependência;
– Acompanha o desenvolvimento das a√ß√Ķes do colegiado de est√°gio;
– Organiza os concursos p√ļblicos para docentes;
РRealiza a sistematização de contratos, distrato, renovação e tramitação de processos.

Coordenação de Programas e Projetos

Respons√°vel em desenvolver e acompanhar os Programas da UEPA que dizem respeito ao ensino, buscando envolver docentes e discentes em atividades que proporcionem a melhoria da pr√°tica pedag√≥gica dos docentes e da forma√ß√£o acad√™mica nos cursos de gradua√ß√£o. Dentre as a√ß√Ķes desta Coordena√ß√£o est√£o:
РOrganização, desenvolvimento e acompanhamento dos PROJETOS DE ENSINO das Chamadas Internas da UEPA;
РCoordenação, desenvolvimento, acompanhamento e aprimoramento do PROGRAMA DE MONITORIA DA UEPA. Este Programa objetiva fortalecer a formação acadêmica do aluno universitário, incentivando sua participação em atividades que despertem seu interesse pela docência, incluindo a pesquisa e a extensão, oportunizando sua instrumentalização didática e científica. Anualmente esta Coordenação faz a previsão orçamentária, o planejamento e organiza o Plano Geral de Monitoria para a realização do Processo Seletivo para os monitores;
РPlanejamento de ação para o desenvolvimento de PROGRAMAS EXTERNOS que possibilitem melhoria no desenvolvimento do Ensino de Graduação na UEPA;
– Coordena√ß√£o, incentivo e organiza√ß√£o de a√ß√Ķes de integra√ß√£o da comunidade acad√™mica e de divulga√ß√£o da produ√ß√£o acad√™mica desenvolvida na UEPA, como a Semana do Calouro, a Semana Acad√™mica, F√≥runs etc.
РGUIA ACADÊMICO, que tem a função de orientar alunos e professores quanto a estrutura e funcionamento da UEPA e aos procedimentos necessários ao melhor desenvolvimento do ano letivo, no que se refere à gestão e à produção acadêmica dos membros da comunidade universitária;
– CADASTRO DOCENTE, que √© realizado no primeiro semestre de cada ano, sendo dividido em dois momentos. O primeiro consiste no Pesquisador Institucional informar os dados de todos os docentes e o segundo, o segundo, corresponde a valida√ß√£o junto ao MEC/INEP as informa√ß√Ķes inseridas;
– Atualiza√ß√£o anual dos dados da UEPA para o CENSO DA EDUCA√á√ÉO SUPERIOR do INEP. A sua finalidade √© fazer um panorama da Educa√ß√£o Superior no pa√≠s, incluindo cursos de gradua√ß√£o presenciais e √† dist√Ęncia. As institui√ß√Ķes de ensino superior respondem ao question√°rio do Censo por meio da Internet. Com base nesse conjunto de dados apresentados de maneira detalhada, o Censo da Educa√ß√£o Superior oferece aos gestores de pol√≠ticas educacionais uma vis√£o das tend√™ncias desse n√≠vel de ensino em processo de expans√£o e diversifica√ß√£o.

Monitoria

O Programa de Monitoria da UEPA √© regulamentado pela Resolu√ß√£o No 2808/15 ‚Äď CONSUN. De acordo com o Art. 2¬ļ – O Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Par√° destina-se a ampliar espa√ßos de aprendizagem e a estimular o interesse pelo magist√©rio superior, aprimorando a qualidade do ensino.
Este dispositivo legal, portanto, refor√ßa a import√Ęncia do trip√© Ensino-Pesquisa-Extens√£o como pilar fundamental na forma√ß√£o do futuro profissional e a orienta√ß√£o do professor com sua experi√™ncia acad√™mica como o elemento primordial no processo de constru√ß√£o e desenvolvimento da forma√ß√£o dos discentes monitores.
A Monitoria da UEPA √© desenvolvida sob duas modalidades, sendo uma bolsista e outra volunt√°ria, devendo as duas receber o mesmo tratamento quanto √† sele√ß√£o, acompanhamento, avalia√ß√£o, deveres e direitos, exceto percep√ß√£o de bolsas. Haver√° uma √ļnica sele√ß√£o contemplando as duas modalidades, onde os monitores aprovados poder√£o ser admitidos na monitoria volunt√°ria por ordem de classifica√ß√£o, mediante assinatura de termo de compromisso.

Est√°gio

O que é o Estágio?
‚ÄúO est√°gio √© ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa √† prepara√ß√£o para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular”, neste sentindo, ele faz parte da forma√ß√£o oferecida ao aluno e oportuniza a inter-rela√ß√£o entre forma√ß√£o acad√™mica e a realidade social, na qual este educando est√° inserido”
Quais as modalidades de est√°gio?
A lei 11.788/2008 espec√≠fica em seu artigo 2¬ļ que o est√°gio poder√° ser obrigat√≥rio e n√£o obrigat√≥rio (opcional), de acordo com determina√ß√£o das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e √°rea de ensino e do projeto pedag√≥gico do curso. Na UEPA, todo o est√°gio √© curricular e parte integrante da forma√ß√£o do acad√™mico prevista nos Projetos Pedag√≥gicos dos cursos de Gradua√ß√£o.
Quais os requisitos necessários para a realização do estágio?
1. Celebração de convênio entre a Instituição de Ensino e a Instituição concedente de Estágio;
2. Assinatura de termo de compromisso em três vias entre o discente-estagiário, o representante da IES e o representante da Instituição concedente do Estágio;
3. A celebra√ß√£o do conv√™nio n√£o desobriga a assinatura do TERMO DE COMPROMISSO, conforme estabelecido no artigo 3¬ļ, inciso II da lei 11.788/2008.
d) Quem é responsável pelo Seguro do estagiário?
A Universidade do Estado do Pará é responsável pelo seguro de alunos que estejam realizando estágio obrigatório.
e) Quem concede o seguro aos discentes em estágio não obrigatório?
Nesse caso, o seguro deve ser viabilizado pela concedente, além de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio transporte.O discente contemplado com uma vaga de estágio não obrigatório deve assinar termo de compromisso e apresentar relatórios semestrais à Coordenação de estágio do curso.
f) O que compete ao Coordenador do N√ļcleo de Est√°gios do Centro?
I ‚Äď Acompanhar o desenvolvimento dos Est√°gios no Projeto Pedag√≥gico dos Cursos da Universidade;
II ‚Äď Prestar informa√ß√Ķes estat√≠sticas referentes ao n√ļmero de discente-estagi√°rio, locais, carga hor√°ria e outros dados relativos aos Est√°gios.
III ‚Äď Acompanhar a formaliza√ß√£o dos Est√°gios no √Ęmbito da Universidade por meio de conv√™nio de coopera√ß√£o m√ļtua ou instrumento jur√≠dico assinado pela entidade concedente e Diretor do Centro;
IV ‚Äď Acompanhar o cumprimento das determina√ß√Ķes desta Resolu√ß√£o e propor ao Colegiado de Est√°gios, em conson√Ęncia com os Coordenadores de Est√°gios dos Cursos, modifica√ß√Ķes que julgar necess√°rias para a melhoria dos Est√°gios no √Ęmbito da Universidade;
V ‚Äď Ter nos arquivos c√≥pia de conv√™nios e instrumentos legais de concess√£o de Est√°gios;
VI ‚Äď Avaliar o desenvolvimento dos Est√°gios no √Ęmbito da Universidade;
VII ‚Äď Realizar encontro Anual dos Est√°gios da Universidade;
VIII ‚Äď Elaborar Relat√≥rio Geral das atividades desenvolvidas no Est√°gio, consolidado a partir do Relat√≥rio dos Est√°gios dos Cursos e encaminh√°-lo a DDE/PROGRAD.
IX ‚Äď Por delega√ß√£o de compet√™ncia do Diretor de Centro, assinar termos de compromisso de est√°gios.
g) O que compete as Coordena√ß√Ķes de est√°gio dos cursos?
I ‚Äď Elaborar e atualizar, sempre que necess√°rio, o ‚ÄúManual de Orienta√ß√£o de Est√°gio Obrigat√≥rio e Est√°gio N√£o obrigat√≥rio do Curso‚ÄĚ e entregar aos alunos no in√≠cio das atividades;
II ‚Äď Articular junto as Institui√ß√Ķes Concedentes de Est√°gios as provid√™ncias necess√°rias a sua operacionaliza√ß√£o;
III ‚Äď Orientar os docentes e os discentes na realiza√ß√£o dos Est√°gios do Curso;
IV ‚Äď Opinar acerca das solicita√ß√Ķes de docentes ligados aos Est√°gios;
V ‚Äď Realizar reuni√Ķes para planejamento, avalia√ß√£o e reorganiza√ß√£o das atividades do Est√°gio;
VI ‚Äď Manter arquivado, na Coordena√ß√£o de Est√°gio, Termos de Compromisso e c√≥pia de Conv√™nios celebrados entre o estagi√°rio, a entidade concedente do Est√°gio e a Universidade;

Entre em Contato:
Coordenação Geral do Colegiado de Estágio da UEPA
(91) 3299-2207
(91) 3299-2207
dde@uepa.br
prograd@uepa.br
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