NUFI
A Universidade do Estado do Pará – UEPA, por meio do seu Núcleo de Formação Indígena-NUFI possibilita aos povos indígenas formação superior, atividades de pesquisas, atividades de extensão e formação continuada, nas áreas da educação, saúde e tecnologia.
Composição
Objetivos
Formar professores e estudantes indígenas em nível superior, de acordo com as especificidades culturais e necessidades das comunidades indígenas, observados os amparos legais do Ensino Superior Indígena e da Educação Escolar Indígena, assim como a Política Indigenista do Estado do Pará;
Propiciar ingresso específico aos professores e estudantes indígenas em cursos na área da educação, saúde e tecnologia, em articulação com os Centros da UEPA;
Elaborar propostas curriculares de cursos específicos de formação superior e técnica, nas áreas da educação, saúde e tecnologia, que contemplem os anseios dos povos indígenas, reconhecendo e garantindo que conhecimentos tradicionais indígenas sejam nelas considerados;
Fortalecer a participação indígena nos debates e elaboração dos projetos;
Definir os critérios para o ingresso no processo seletivo vestibular para os cursos de formação, de forma diferenciada e específica;
Promover cursos de formação continuada para professores da UEPA que atuarão nos cursos específicos com os povos indígenas, assim como, contribuir para a seleção do quadro docente de tais cursos;
Emitir parecer sobre projetos institucionais relacionados aos povos indígenas e suas correlações com outras problemáticas, garantindo o compartilhamento dos resultados destes trabalhos entre os povos indígenas e a UEPA;
Promover, em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão ações de pesquisa e de extensão que, ouvidas as comunidades indígenas, tragam benefícios as mesmas;
Colaborar no resguardo e manutenção dos direitos sobre os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.
Ações
O Núcleo de Formação Indígena-NUFI desenvolve as seguintes ações:
– Curso de Licenciatura Intercultural Indígena para os povos Gavião, Surui Aikewara, Tembé-Guamá, Território Etnoeducacional Tapajós Arapyu, Território Etnoeducacional Ixamná, Território Etnoeducacional Kayapó, Asurini do Trocará, Tembé-Gurupi, Território Indígena Cobra Grande;
– Programa Ação Saberes Indígenas na Escola/SECADI/MEC que promove atividades voltadas para a produção de materiais didáticos e metodologias de ensino específicas para as escolas indígenas;
– Projetos de Formação Continuada de Professores com foco na elaboração de projeto político e pedagógico para a escola indígena e na elaboração de materiais didáticos bilíngues;
– Ações de pesquisa do GEIA como o Projeto de Pesquisa UEPA: Diagnóstico da Educação Escolar Indígena no Estado do Pará; o Projeto de Iniciação Científica – Ações Afirmativas/UEPA/CNPQ intitulado: Diagnóstico das Práticas Pedagógicas nas Escolas Tembé do Alto Rio Guamá e Gurupi, e o Projeto de Iniciação Científica – Ensino Médio que tem como título: Estudo das Práticas Pedagógicas sobre a Temática Indígena na Escola em Atendimento à Lei 11.645/2008.