NUFI

A Universidade do Estado do Par√° – UEPA, por meio do seu N√ļcleo de Forma√ß√£o Ind√≠gena-NUFI possibilita aos povos ind√≠genas forma√ß√£o superior, atividades de pesquisas, atividades de extens√£o e forma√ß√£o continuada, nas √°reas da educa√ß√£o, sa√ļde e tecnologia.

Composição

Composição

Objetivos

Formar professores e estudantes indígenas em nível superior, de acordo com as especificidades culturais e necessidades das comunidades indígenas, observados os amparos legais do Ensino Superior Indígena e da Educação Escolar Indígena, assim como a Política Indigenista do Estado do Pará;
Propiciar ingresso espec√≠fico aos professores e estudantes ind√≠genas em cursos na √°rea da educa√ß√£o, sa√ļde e tecnologia, em articula√ß√£o com os Centros da UEPA;
Elaborar propostas curriculares de cursos espec√≠ficos de forma√ß√£o superior e t√©cnica, nas √°reas da educa√ß√£o, sa√ļde e tecnologia, que contemplem os anseios dos povos ind√≠genas, reconhecendo e garantindo que conhecimentos tradicionais ind√≠genas sejam nelas considerados;
Fortalecer a participação indígena nos debates e elaboração dos projetos;
Definir os critérios para o ingresso no processo seletivo vestibular para os cursos de formação, de forma diferenciada e específica;
Promover cursos de formação continuada para professores da UEPA que atuarão nos cursos específicos com os povos indígenas, assim como, contribuir para a seleção do quadro docente de tais cursos;
Emitir parecer sobre projetos institucionais relacionados aos povos ind√≠genas e suas correla√ß√Ķes com outras problem√°ticas, garantindo o compartilhamento dos resultados destes trabalhos entre os povos ind√≠genas e a UEPA;
Promover, em parceria com as Pr√≥-Reitorias de Pesquisa e Extens√£o a√ß√Ķes de pesquisa e de extens√£o que, ouvidas as comunidades ind√≠genas, tragam benef√≠cios as mesmas;
Colaborar no resguardo e manutenção dos direitos sobre os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.

A√ß√Ķes

O N√ļcleo de Forma√ß√£o Ind√≠gena-NUFI desenvolve as seguintes a√ß√Ķes:
РCurso de Licenciatura Intercultural Indígena para os povos Gavião, Surui Aikewara, Tembé-Guamá, Território Etnoeducacional Tapajós Arapyu, Território Etnoeducacional Ixamná, Território Etnoeducacional Kayapó, Asurini do Trocará, Tembé-Gurupi, Território Indígena Cobra Grande;
РPrograma Ação Saberes Indígenas na Escola/SECADI/MEC que promove atividades voltadas para a produção de materiais didáticos e metodologias de ensino específicas para as escolas indígenas;
РProjetos de Formação Continuada de Professores com foco na elaboração de projeto político e pedagógico para a escola indígena e na elaboração de materiais didáticos bilíngues;
– A√ß√Ķes de pesquisa do GEIA como o Projeto de Pesquisa UEPA:¬†Diagn√≥stico da Educa√ß√£o Escolar Ind√≠gena no Estado do Par√°; o Projeto de Inicia√ß√£o Cient√≠fica ‚Äď A√ß√Ķes Afirmativas/UEPA/CNPQ intitulado:¬†Diagn√≥stico das Pr√°ticas Pedag√≥gicas nas Escolas Temb√© do Alto Rio Guam√° e Gurupi, e o Projeto de Inicia√ß√£o Cient√≠fica ‚Äď Ensino M√©dio que tem como t√≠tulo:¬†Estudo das Pr√°ticas Pedag√≥gicas sobre a Tem√°tica Ind√≠gena na Escola em Atendimento √† Lei 11.645/2008.