PARFOR

O Parfor é uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a união, os estados, o distrito federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica.
A Uepa é uma das instituições que desenvolvem atividades do Parfor no Pará por meio da oferta de cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras/Inglês, Letras/Português, Intercultural Indígena, História, Ciências da Religião, Educação Física, Ciências Naturais, Matemática, Geografia e Filosofia.
Atualmente, o PARFOR totaliza 53 turmas em andamento, resultado do ingresso nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2016. Até o final do ano de 2016 estão previstas as formaturas de 9 turmas. O período do próximo módulo é de 03/01/2017 a 28/02/2017, nos municípios de Anajás, Salvaterra, Redenção, Belém, Castanhal, Barcarena, Paragominas, Breves, São Miguel do Guamá, Santarém, Oriximiná, Vigia, Conceição do Araguaia, Cametá, Igarapé-Açu, São Félix do, Xingu, Acará, Capitão Poço, Melgaço, Alenquer, Marituba, São Sebastião da Boa Vista.
Coordenadora Geral: Profa. Dra. Kátia Maria dos Santos Melo
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Antonio Sérgio Silva de Carvalho
Mais informações: (91) 3299 – 2232

CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS PARFOR LETRAS/PORTUGUES E PEDAGOGIA

A tarde de 06 de fevereiro foi marcada pela solenidade de outorga de grau das turmas de Letras/Português e Pedagogia ofertadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)/UEPA no Campus de Paragominas.
Ao total 51 professores concluíram uma das etapas mais importantes de suas trajetórias de aprendizagem universitária e foram habilitados de acordo com a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN, com base nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica tem como objetivo qualificar professores em exercício na rede pública de educação básica a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela LDBEN, como reitera o Artigo 62: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação […]”

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