CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS é um órgão da administração setorial da UEPA. Coordena, atualmente, seis cursos na área da saúde: Medicina, Biomedicina, Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O CCBS administra, também, o Centro de Saúde Escola “Teodorico Macedo”, a Unidade de Saúde Materno Infantil, o Ambulatório de Dermatologia, e a Unidade de Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – UEAFTO, os quais se destinam a atender a comunidade por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará – UEPA no município de Marabá tem como objetivo geral formar profissionais da área de saúde plenamente capacitados a exercer as funções próprias da área de Biomedicina em instituições públicas ou privadas. A idealização da criação de um curso de Biomedicina na Universidade do Estado do Pará – UEPA partiu de sucessivos momentos de reflexões e discussões sobre a necessidade da instituição possuir mais um curso na área da saúde, avançando desta forma nos serviços já prestados a sociedade amazônica. O curso de Biomedicina é mais um grande projeto de nossa Instituição, integrante do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA. O curso foi aprovado ad referendum através da Resolução Nº 2247/11- CONSUN, 17 de junho de 2011 e possui carga horária total de 4.260 horas. Terá duração mínima de quatro anos e máxima de sete anos em regime seriado semestral.

PERFIL PROFISSIONAL:

O Curso de Biomedicina da UEPA forma profissionais competentes e integrados aos fenômenos da sociedade, capazes de atuar efetivamente no processo de desenvolvimento social, cultural, econômico e político do país, sobretudo no que se refere às questões de âmbito regional relativas à saúde no sentido de diagnóstico, cura e prevenção das doenças. O perfil dos egressos será com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, abrangendo todos os níveis de atenção a saúde com base no rigor científico e intelectual. O Biomédico depois de formado será capaz de exercer, além das atividades técnicas e científicas pertinentes à sua profissão, o espírito crítico e a responsabilidade que lhe permitam uma atuação profissional consciente, voltada para a busca da melhoria da qualidade de vida da população.
A formação do Biomédico na UEPA fundamenta-se numa linha dialética para que os egressos sejam capazes de responder de forma crítica as situações encontradas em sua vida profissional, devendo ter a capacidade de tratar as questões de sua competência na realidade nacional, sem perder a visão da região Amazônica.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O profissional biomédico tem amplo e crescente campo de atuação no mercado de trabalho, podendo exercer atividades técnicas e científicas em pesquisa básica e aplicada, em programas voltados para a área de saúde e para o meio ambiente. O campo de atuação
profissional pode ser a indústria de alimentos, medicamentos, biotecnologia, bem como as instituições de saúde (análises clínicas e banco de sangue).
A Resolução nº 78, DE 29 DE ABRIL DE 2002 em seu artigo 1º, § 1º fixa o campo de atuação das atividades do Biomédico. Desse modo desde que comprovado a realização de Estágio com duração igual ou superior a 500 (quinhentas) horas, em instituições oficiais ou particulares, reconhecidas pelo órgão competente do Ministério da Educação ou em laboratório conveniado com Instituições de nível superior ou cursos de especialização ou pós-graduação, reconhecidos pelo MEC, possuir as seguintes Habilitações: 1-Patologia Clínica (Análises Clínicas)/ 2- Biofísica/ 3- Parasitologia/ 4- Microbiologia/ 5- Imunologia/ 6- Hematologia/ 7- Bioquímica/ 8- Banco de Sangue/ 9- Virologia/ 10- Fisiologia/ 11-Fisiologia Geral/ 12- Fisiologia Humana/ 13- Saúde Pública/ 14- Radiologia/ 15- Imagiologia (excluindo interpretação)/ 16- Análises Bromatológicas/ 17- Microbiologia de Alimentos/ 18- Histologia Humana/19- Patologia/ 20- Citologia Oncológica/ 21- Análise Ambiental/ 22- Acupuntura/ 23- Genética/ 24- Embriologia/ 25- Reprodução Humana/ 26- Biologia Molecular Como definido no art. 2º, § 1º da mesma Resolução, no exercício de suas atividades, legalmente habilitado em análises clínicas o biomédico tem como competência legal assumir chefias técnicas, assessorias e direção desta atividade.

MEDICINA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Medicina objetiva formar profissionais capazes de desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva. Realiza sua prática de forma integrada e contínua com o sistema de saúde.
O médico deve ter competência técnica na realização da história clínica, exame físico do paciente e na interpretação dos exames complementares. Deve também ter aptidão para lidar no trato das urgências, conhecimentos éticos e humanísticos, capazes de contribuir para uma postura médica adequada, e conhecimentos básicos em diferentes especialidades médicas e nos diversos níveis de complexidade de atuação na saúde.

PRINCÍPIOS

  1. Vinculação, união entre teoria e prática, ou seja, uma relação simultânea e recíproca que expresse o movimento e as contradições, constituindo uma unidade indissolúvel;
  2. As ciências básicas devem ser complementos permanentes ao ciclo profissionalizante;
  3. Os conteúdos curriculares devem ser selecionados segundo critérios éticos, humanísticos, de letalidade (urgências e emergências), de prevalência (problemas comuns: primários, secundários e terciários) e de potencialidade de prevenção.
  4. O ensino deve ser centrado na comunidade, ou seja, em equipes transdisciplinares, exigindo o esforço do encontro, da discussão e da descoberta coletiva;
  5. A prática médica com enfoque na pessoa deve valorizar o ser humano integral, vendo-o como síntese das dimensões biológicas, psicológicas, sócio-culturais e inserido na sociedade;
  6. A avaliação, como momento de construção do conhecimento e reflexão da ação, deve contemplar o conhecimento, habilidades e atitudes;
  7. A democratização do poder entre professores e alunos deve ser um movimento dialético de apropriar, difundir e produzir novos conhecimentos, envolvendo a parceria com o aluno através do diálogo.

ATUAÇÃO

Hospitais, consultórios, centros de saúde, unidades de saúde da família, órgãos públicos e privados, universidades.

CURRÍCULO

Total de Horas: 8.810 h (Belém) e 8.400 h (Santarém)
Duração Mínima: 6 anos
Duração Máxima: 9 anos
Regime: Seriado anual por módulos

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

APRESENTAÇÃO

O perfil do curso de Licenciatura em Educação Física caracteriza-se por uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva pautada em princípios éticos, políticos, pedagógicos e com base no rigor científico, cuja intervenção seja qualificada para o exercício de atividades profissionais nos diversos ambientes educacionais da Educação Física.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Formar professores qualificados para agir, atuar, desenvolver e implementar a atividade docente expressa no trabalho pedagógico em diferentes campos de trabalho, mediado pelo objeto – práticas corporais, esportivas e do lazer.

Objetivos Específicos

  • Formar professores com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das práticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;
  • Formar professores com base unilateral, expressa em competências científicas, técnicas, pedagógicas, sociais, éticas, morais e políticas que significam, em última instância, a superação da formação unilateral e limitada ao mercado de trabalho;
  • Formar professores que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência;
  • Formar professores que dominem os conhecimentos de sua atuação profissional e sejam capazes de compreender e enfrentar as questões referentes ao trabalho alienado capitalista a fim de sua superação por um trabalho de base emancipatória, solidária, em grupo, com autonomia e auto-organização para tomar decisões, bem como se responsabilizar pelas opções feitas;
  • Formar professores a partir de experiências sócio pedagógicas, possibilitando a reflexão critica em sua própria atuação e no contexto em que atuam, e que saibam interagir coletiva e cooperativamente na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de ações tanto com sua comunidade profissional, quanto com a sociedade em geral;

TERAPIA OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO

A Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde, com formação generalista, humanista, ética, crítica e reflexiva, que capacita para atuar em todos os níveis de atenção à saúde em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS), compreendendo as políticas sociais como direito e cidadania, de forma a garantir a integralidade da assistência em todos os níveis de complexidade.

A Terapia Ocupacional utiliza como instrumento de trabalho a atividade, tendo como significado o fazer do homem em sua vida cotidiana e social (família, escola, trabalho e lazer), pensando no cotidiano deste indivíduo e em suas relações. A intervenção do Terapeuta Ocupacional se dá através das atividades físicas, funcionais, cognitivas, sociais e afetivas, indo ao encontro das suas potencialidades e colocando em prática soluções rápidas e básicas nos problemas funcionais e ocupacionais do paciente.

Utilizando técnicas de reabilitação, orientação familiar, atividades preventivas de educação em saúde, individual e em grupo, e de reinserção social, o tratamento de Terapia Ocupacional estabelece objetivos com o indivíduo para a realização de seu trabalho ou ocupação adaptando o ambiente físico e utensílios, se necessário, promovendo o máximo de autonomia e independência nas atividades habituais, reorganizando o cotidiano e traçando estratégias de ações do sujeito usuário do serviço.

A base da aplicabilidade da Terapia Ocupacional está fundamentada nas atividades da vida diária, em todas as fases da vida humana. A Terapia Ocupacional tem como foco a promoção de ações que visem a inclusão social dos grupos e minorias que se encontram excluídos dos processos sociais, por doenças ou problemáticas contingentes, que interfira em seu desenvolvimento pleno enquanto ser humano e cidadão.

O profissional é capacitado para, além de desenvolver ações no campo da Terapia Ocupacional, ser agente de transformação social, desenvolvendo uma atuação competente e engajada nos processos de mudança social, comprometendo-se com a transformação da realidade e fazendo articulação entre educação-trabalho-saúde, do resgate do homem enquanto sujeito histórico, melhorando assim a qualidade de vida do indivíduo, observando dificuldades oriundas do contexto social.

Em 2008 foi implantado um modelo curricular integrado, cujo processo de aprendizagem é centrado no aluno, com abordagem interdisciplinar dos conteúdos curriculares, fundamentada na articulação teoria e prática e no exercício da investigação.

Essa forma de organização visa atender as diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área da saúde e as necessidades sociais da população com destaque no SUS, que propõe aos alunos o aprendizado e a garantia de uma formação baseada na autonomia e discernimento e assegura, ainda, a integralidade, a qualidade e humanização prestada aos indivíduos, famílias e comunidades.

O curso é seriado anual com oferta de atividades curriculares em módulos semestrais. A carga horária total de 3.930 horas, com duração mínima de cinco anos e máxima de oito anos. O funcionamento é integral.

ATUAÇÃO

O profissional de Terapia Ocupacional atua em: Hospitais Gerais e Especializados; Clínicas e Consultórios; Centros de Saúde; Centros de Referências em Reabilitação Física e Profissional; Escolas e Creches; Instituições Geriátricas; Empresas; Domicílio; Instituições de Ensino Superior e Pesquisa; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Programa Saúde da Família (PSF); Programas de Saúde do Trabalhador; Programa do Idoso; Programa de Atenção Saúde da Mulher e da Criança e outras áreas que compõe a equipe interdisciplinar de saúde, educação e assistência social.

ENFERMAGEM

APRESENTAÇÃO

O Curso de Enfermagem objetiva a formação do profissional Enfermeiro com a capacidade de inserir novos conteúdos e mudanças nos atuais modelos assistenciais e, dessa forma, contribuir significativamente para melhoria das condições de saúde do indivíduo, família e comunidade, seja na promoção, prevenção e recuperação da saúde, assim como atuação em áreas de ensino, administração, assistência, extensão e pesquisa.

O curso tem em sua organização acadêmica, o regime de seriado com blocos semestrais, em turmas matutinas e vespertinas. As aulas práticas e estágio são desenvolvidos em laboratórios, unidades municipais de saúde e instituições hospitalares. As turmas são divididas em subgrupos de seis alunos, em média. O currículo encontra-se organizado em cinco séries, cada uma com um enfoque central para o desenvolvimento de habilidades e competências. A carga horária do curso é de 4.460 horas. O tempo mínimo de integralização de cinco anos e o máximo de oito anos.

ATUAÇÃO

O Enfermeiro desenvolve atividades na área da Atenção Básica à Saúde e Hospitalar.

Uma vez graduado o Enfermeiro poderá realizar a Pós Graduação Lato Sensu (especialização) nas áreas de: Atenção Básica à Saúde, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Obstétrica, Saúde Mental, Enfermagem no Controle do Câncer, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Envelhecimento e Saúde do Idoso, e Gerenciamento e Serviços de Saúde e a Pós Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) na área da Enfermagem

FISIOTERAPIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Fisioterapia da Uepa se propõe a oferecer ao estudante uma sólida formação profissional, orientando-o através de quatro eixos centrais: Homem Ser Biológico e Social; Prevenção, Patologias e Recursos Básicos de Avaliação e Tratamento em Fisioterapia; Recursos Físicos, Ética, Gerenciamento Administrativo e Patologia na Formação do Fisioterapeuta.

Como ciência aplicada, a Fisioterapia estuda o movimento humano e tem como proposta atual um modelo de assistência integral à saúde, onde exige a incorporação progressiva de ações de prevenção, promoção, proteção e de recuperação.

O profissional egresso do curso deverá ser um fisioterapeuta com competências e habilidades que lhe permitam atuar na prática fisioterapêutica com enfoque na pessoa, valorizando o ser humano integral, vendo-o como síntese das dimensões biopsicossociais, através da reflexão da sua ação, com o intuito de promover a saúde, baseado na convicção científica, crítica, cidadã e ética.

O Curso de Fisioterapia no ano de 2008 estará implantando o novo desenho curricular previsto no Projeto Pedagógico, com regime seriado por bloco de disciplinas, com carga horária total de 4.128 h. A implantação deverá ser gradativa, iniciando com a 1ª série em 2008 até a 5ª série em 2012. Até a implantação da última série, o curso seguirá normalmente com o desenho curricular atual que prevê uma carga horária de 4.440 h em regime anual, finalizando em 2011 com a formação da última turma. A duração mínima é de 05(cinco) anos e a máxima de 08 (oito) anos

ATUAÇÃO

Empresas, centros de saúde, hospitais públicos e privados, clínicas especializadas, consultórios particulares, escolas, domicílios, instituições recreativas e desportivas, instituições de pesquisa e ensino, entidades de acolhimento infantil, de excepcionais ou de idosos.

FONOAUDIOLOGIA

APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação Superior de Bacharelado em Fonoaudiologia, representa o mais novo desafio que a Universidade do Estado do Pará – UEPA se impõe, visando à expansão da sua rede de cursos universitários na Área da Saúde.
Desafio que confere ao curso ora proposto, a responsabilidade de se tornar referência de qualidade em Educação no cenário Amazônico, por ser essa a única instituição pública, pleiteando ofertá-lo no Estado do Pará.

Coordenado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS e, com vinculação linear com todos os outros cursos estabelecidos nos diversos Campi, num pacto ético pela formação de profissionais competentes para atender às demandas da sociedade, inicia-se a história da construção do Projeto Pedagógico do Curso em liste, remonta aproximadamente há três anos, quando um grupo de professores desejosos da expansão de novos cursos nas áreas do CCBS, ousou promover uma reunião para sinalizar a vontade política de verem acontecer à instalação de mais um curso na instituição, idealizado em atendimento às demandas reprimidas por assistência em Fonoaudiologia, já que parte desses serviços já era oferecida no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NEDETA, na Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional – UEAFTO.

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